Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Parceria entre governo e Sebrae fortalece microcrédito em Alagoas

Posted by Página do Microcrédito em 12 junho, 2010

A Agência de Fomento de Alagoas (Afal) assina segunda-feira (14) um Termo de Cooperação Técnica com o Sebrae, durante o 3º Congresso da Federalagoas e o 9º Empreender, no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá. Na ocasião também será lançado o Edital de Seleção de Propostas de Apoio ao Microcrédito no Estado de Alagoas, com o objetivo de fomentar a expansão e o fortalecimento das operadoras de microcrédito do Estado.

A assinatura do Termo de Cooperação Técnica vai estabelecer uma parceria concreta e duradoura junto ao Sebrae. “É uma forma de declararmos à sociedade que estamos atuando com o órgão, já que temos como objetivo comum o fomento e desenvolvimento do Estado e somos parceiros em diversos projetos. Assinando o termo, não precisaremos executar os planos individualmente, mas de uma forma contínua”, revela Fábio Leão, diretor de Desenvolvimento e Projetos da Afal.

Afal complementa atuação do Sebrae

Com a missão de atuar na promoção da competitividade do micro e pequeno empreendedor, a Afal complementa a atuação do Sebrae – que consiste, entre outras coisas, na capacitação do empreendedor – à medida que oferece linhas de crédito direcionadas para possibilitar o desenvolvimento das empresas. As principais vantagens para os micro e pequeno empreendedores beneficiados são créditos com taxas de juros menores e prêmios à adimplência.

A Afal é parceira do Sebrae no Programa de Arranjo Produtivo Local (PAPL), no projeto de rastreabilidade da cadeia da ovinocaprinocultura e na implantação do projeto de agricultura periurbana na região Norte de Alagoas, os dois últimos em fase de execução.
“Em cada APL, por exemplo, verificamos quais são as dificuldades e agimos no intuito de solucionar os problemas, com o objetivo de ampliar o programa. Não temos concorrentes no Estado, já que nossa atuação é complementar o trabalho desenvolvido pelo Sebrae e outros órgãos”, explica o diretor.

Edital de seleção de propostas

O Edital de Seleção de Propostas de Apoio ao Microcrédito no Estado de Alagoas, elaborado no ano passado e lançado na próxima segunda, é destinado às instituições de micro finanças no Estado, como o Banco Cidadão, Amicred, ANDE e outros. O objetivo da chamada pública é beneficiar o micro e pequeno empreendedor, fortalecendo a atuação das operadoras e ampliando a captação de recursos.

De acordo com Fábio Leão, a Afal irá repassar verba para que as instituições financeiras possam expandir a oferta de crédito, bem como orientá-las para atuação e aplicação dos créditos. “Iremos atuar no segundo piso, apoiando quem atua no primeiro piso, as instituições”, declara.

PDI e “Funding”

As operadoras de microcrédito que se candidatarem ao edital irão concorrer a dois tipos de projetos, ou a ambos simultaneamente, sendo o primeiro intitulado funding, que é a aquisição de verba por meio da Afal, e o segundo de Programa de Desenvolvimento Industrial (PDI), que consiste em melhorias e modernização das instituições, como compra de equipamentos, profissionalização e melhoramento do sistema de informação.

Para acompanhar a ação das instituições, a Afal irá contratar uma empresa, que deve averiguar se a oferta e aplicação de crédito será executada com transparência, bem como rankear as operadoras, classificando-as através de notas e promovendo treinamentos para melhorar suas atividades.

por Assessoria Seplan

Fonte: http://www.aquiacontece.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: