Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Organização das Cooperativas discute novo modelo da Afal

Posted by Página do Microcrédito em 13 dezembro, 2007

A Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado de Alagoas (OCB/AL) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de Alagoas (Sescoop/AL) estiveram representados, pela superintendente da OCB/AL, Márcia Túlia, numa reunião para discussão do novo modelo da Agência de Fomento de Alagoas (Afal).

A discussão teve início na última segunda-feira, 10, e se estenderá até a próxima segunda, 17. O encontro de hoje teve como o principal assunto o financiamento às atividades de micro e pequenas empresas. A Afal pretende dar apoio às instituições de microcrédito e viabilizar o financiamento de investimentos por parte do setor produtivo.

Márcia Túlia, em sua participação, apresentou um breve panorama da situação atual das cooperativas do Estado em relação à fomento e aquisição de microcrédito. Citou o exemplo de algumas cooperativas, como a Cooperativa Pindorama, que vem crescendo no mercado e a Z1, cooperativa de pescadores, que enfrenta, atualmente, algumas dificuldades.

O principal objetivo da agência será o de fomentar o crescimento econômico alagoano. “As cooperativas precisam que a Afal viabilize o fomento de novas cooperativas que porventura venham a surgir e atue na melhoria dos processos de gestão das cooperativas já existentes”, declarou a superintendente da OCB/AL.

Entre os participantes, estiveram presentes Sérgio Moreira, secretário de Estado do Planejamento e do Orçamento; Pedro Flores Urbano, coordenador geral da Cooperação Espanhola; Pedro Verdino, presidente do Conselho de Administração do Banco do Cidadão; José Luis Rhi Saussi, consultor do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID); Gilberto Coutinho, superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Alagoas; Cristiane Garcez, técnica do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Ronaldo Moraes, gerente de Territórios Específicos do Sebrae/AL.

A Afal foi criada em junho de 2004, a partir da sanção da lei estadual 6.488. Mas, apesar de o Banco Central do Brasil já ter estabelecido regras para o seu funcionamento, o projeto nunca foi concretizado.

Fonte: http://www.primeiraedicao.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: