Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Penetração de financeiras ainda é baixa

Posted by Página do Microcrédito em 13 julho, 2007

SÃO PAULO, 12 de julho de 2007 – O Diagnóstico das Instituições de Microcrédito no Brasl, estudo realizado pelo Itaú, identificou que o grau de penetração das OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público) no mercado é bastante baixo, o que evidencia uma grande demanda potencial ainda não atendida. Segundo a pesquisa, alguns fatores podem explicar porque não há filas de consumidores na porta das instituições de microcrédito, como questões culturais que relacionam empréstimo a emergência, concorrência entre financeiras, bancos, lojas, agiotas e fornecedores, e o baixo investimento em divulgação.

No Brasil, existem 257 OSCIPs registradas no Ministério da Justiça como operadoras de microcrédito. O crescimento de uma OSCIP de microcrédito está vinculado ao atendimento a clientes menos estruturados, já que quanto maior o número de créditos ativos, menor é o valor médio dos empréstimos. As organizações com mais de 10 anos são as que cobram mais juros. Esse resultado contraria a hipótese de que relações de clientela implicam a redução dos juros cobrados. Outra hipótese seria a de que a taxa de juros poderia estar associada ao tamanho da instituição, quanto maior o número de operações, menor o custo por operação e menor a taxa.

Entre 2003 e 2004, o volume de empréstimos concedidos aumentou em 35% ao ano. O valor médio dos empréstimos teve aumento nominal de 2,5% ao ano. O número de funcionários aumentou, em média, cerca de 19%. O número de postos de atendimento cresceu 6%. O do resultado operacional das instituições foi, em média, de 10%. Embora esse indicador seja positivo, das 26 instituições incluídas neste cálculo, 12 delas (46%) obtiveram taxas negativas de crescimento.

Fonte: http://jbonline.terra.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: