Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Chances no Estado do Rio vão além das 130 mil vagas

Posted by Página do Microcrédito em 12 julho, 2007

Revitalização vai criar oportunidades em todos os segmentos. Programas de qualificação facilitarão acesso às ofertas

Leila Souza Lima

Rio – Os projetos de revitalização urbana anunciados no início da semana para o Rio como parte do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) produzirão muito mais que os 30 mil empregos diretos na construção civil. Após as intervenções, bairros e comunidades vão atrair empreendimentos imobiliários, indústrias, toda sorte de comércio e serviços essenciais. Cálculos apontam pelo menos mais 100 mil oportunidades. E o melhor: programas de qualificação e encaminhamento vão dar aquela “forcinha” a quem quiser aproveitar as chances de trabalho e renda.

O próprio governo do estado se encarregará da qualificação profissional e de centralizar as ofertas. As comunidades da Rocinha e de Manguinhos, por exemplo, vão ganhar uma agência de trabalho e renda cada uma, e o Complexo do Alemão, duas. É nessa porta que interessados devem bater para se candidatar a empregos, cursos e microcrédito — tudo gratuitamente.

Uma comitiva do estado viajará à Colômbia — considerada pela atual gestão modelo para políticas públicas — com o objetivo de importar idéias que associem combate à violência, ação social e geração de emprego e renda. Iniciativas vão favorecer, em especial, pessoas que enfrentam dificuldades para entrar no mercado, como donas-de-casa e jovens com poucos anos de estudo, principalmente os situados na faixa etária em que se busca o primeiro emprego.

No médio prazo, com a entrada de investimentos, como pequenos negócios e até indústrias, vão aumentar as perspectivas de trabalho nessas regiões. “Agora, o aquecimento do mercado vai ser maior na construção civil e em setores correlacionados, como segurança do trabalho e área ambiental. Com o desenvolvimento local é que vão surgir outras oportunidades. E aí vale a pena investir em qualificação”, destaca Allain Fonseca, coordenador de Projetos da Gerência de Educação Profissional do Senai-RJ.
A escola tem 12 unidades na Cidade do Rio, 14 em municípios do interior do estado, três na Baixada Fluminense, uma em Niterói e outra em São Gonçalo. Algumas oferecem curso para aprendiz, mediante seleção e possibilidade de bolsa.

Em comércio e serviços, o ideal para quem tem baixa qualificação é buscar preparo em ocupações que permitem acesso rápido ao mercado de trabalho. As da área de beleza — como manicure, cabeleireiro, depiladora, maquiador — são opção.

Outro segmento com esse perfil é o de moda, que está em expansão e oferece trabalho a costureiras, modelistas, estilistas, entre outros profissionais. São cursos em oferta, por exemplo, no Senac Rio. A instituição tem nove centros na capital, cinco na Baixada, três em Niterói e 19 no interior.

Microcrédito já em agosto

A partir de agosto, trabalhadores poderão recorrer ao programa de microcrédito do estado. As agências de trabalho e renda (Sine) vão concentrar as informações e cadastrar interessados. O objetivo é oferecer financiamentos de até R$ 5 mil a juros baixos — taxa vai girar em 3%, ao mês — para profissionais informais (sem vínculo de emprego) interessados em abrir micro ou pequenos negócios. O prazo de pagamento será de até 12 meses. A condição para se beneficiar do programa — oferecido em parceria com a Caixa Econômica Federal — é não ter o nome nos cadastros do SPC ou Serasa.

Fonte: http://odia.terra.com.br/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: