Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Agricultores beneficiários do microcrédito do Pronaf terão assistência técnica gratuita

Posted by Página do Microcrédito em 2 julho, 2007

A partir de julho, os agricultores familiares do grupo B do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) não precisarão mais pagar o referente a 3% do valor total contratado através do crédito pelos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).

Com o Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, lançado no dia 27 de junho pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, essa regra deixa de valer. Todos os agricultores que fazem parte do programa passam a ter direito aos serviços gratuitos de ATER.

Segundo dados do próprio Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), a nova medida vai beneficiar cerca de 600 mil agricultores familiares por ano. Ou seja, o total de agricultores familiares que acessam o crédito do Pronaf Grupo B. Com isso, os serviços de ATER passam a se comprometer com a pobreza rural, um dos eixos da política da atual gestão do MDA.

– Dessa forma, estaremos oferecendo ATER de qualidade, sem custo, para todos, com oferta também de capacitação de técnicos, de tecnologia apropriada para os agricultores familiares – afirma o secretário de Agricultura Familiar, Adoniram Peraci.

A viabilidade da medida é resultado de uma parceira do MDA, através da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), com os serviços públicos estaduais de ATER e com as 100 maiores organizações não-governamentais (ONGs) que atuam no meio rural no Brasil. Essas instituições assumem, a partir de agora, o compromisso de garantir aos agricultores familiares mais pobres que tomam crédito do Pronaf o acesso ao conhecimento e à tecnologia apropriados à sua realidade.

R$ 168 milhões disponíveis

A partir do novo Plano Safra da Agricultura Familiar 2007/2008, o Governo Federal está elevando para R$ 168 milhões o volume de recursos para Assistência Técnica e Extensão Rural. “Dessa forma, o Governo faz um pacto com as organizações de ATER, garante o acesso aos serviços e os agricultores familiares não pagam nada por isso”, informa o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), Argileu Silva.

Para garantir a ATER adequada, a SAF/MDA, via Dater, vai capacitar os técnicos que estão no campo hoje. Essa capacitação vai acontecer através de cursos e de formação na área metodológica e tecnológica, observando-se as diferentes formas de organização social, raças, etnias e atividades, potencializando suas culturas, saberes, formas de organização e entendimento sobre suas reais necessidades nos processos de desenvolvimento rural.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com

3 Respostas to “Agricultores beneficiários do microcrédito do Pronaf terão assistência técnica gratuita”

  1. cootag ( cooperativa de técnicos em agropecuaria de garanhuns said

    gostaria de saber como será os credeciamentos das empresas que elaboradoras de projetos, no caso a cooperativa de tecnicos agropecuaria de garanhuns.pe. que é credenciada pele mda, o que deverá fazer

  2. cootag ( cooperativa de técnicos em agropecuaria de garanhuns said

    gostaria de saber como será os credeciamentos das empresas elaboradoras de projetos, no caso a cooperativa de tecnicos em agropecuaria de garanhuns.pe.( COOTAG ) que é credenciada pelO mda, o que deverá fazer?

  3. mcleodrj said

    Olá, pessoal da Cotag.
    Infelizmente não possuo tal informação. Tenta contactar o pessoal do Pronaf e/ou da Secretaria de Agricultura Familiar.
    Boa sorte e um abraço!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: