Página do Microcrédito

o 1º Weblog sobre microcredito/microcredit & microfinanças/microfinanzas/microfinances

Banco do Cidadão expande ações do Programa para o Crédito

Posted by Página do Microcrédito em 21 junho, 2007

A diretora executiva do Banco do Cidadão, Josecyla Farias, e a conselheira da instituição, Mauriza Cabral, participaram recentemente de um encontro com moradores da comunidade do conjunto habitacional Denisson Menezes e adjacências. Durante a reunião, que foi realizada na escola municipal Denisson Menezes, foi realizada a formatura de alunos do “Projeto Organização e Mobilização Comunitária: Economia Popular e Cooperativismo”, desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Em seu pronunciamento, Josecyla falou sobre a expansão das ações do Programa de Educação para o Crédito e Cidadania (PECC) naquele conjunto e regiões vizinhas. Ela explicou que a instituição oferece microcrédito para empreendedores que já exerçam alguma atividade comercial ou profissional há pelo menos seis meses.

“O negócio pode ser informal, sem um registro oficial ou CNPJ, como uma sacoleira, um churrasquinho, um carrinho de pipoca ou pastel, e até mesmo um profissional recém-formado precisando de algum equipamento para melhorar seu desempenho no mercado”, falou Josecyla.

Segundo a diretora, são três linhas de microcrédito: capital de giro (crédito para comprar mercadorias, matérias-primas e outros bens não duráveis); capital fixo (crédito para ampliar ou reformar o ponto comercial, comprar máquinas e equipamentos, bem como consertar equipamentos ou veículos utilizados na atividade comercial) e capital misto (quando o crédito serve para capital de giro e fixo).

Josecyla disse ainda que o banco aceita dois tipos de garantias: o avalista, que é a pessoa física que tenha comprovante de renda correspondente a pelo menos 3 vezes o valor da prestação, e o grupo solidário, formado por 3 a 7 pessoas, todas com negócio próprio, seja ele formal ou informal. É uma forma de garantia solidária, em que todos do grupo pegam empréstimo ao mesmo tempo e devem morar ou trabalhar no mesmo bairro. Cada pessoa do grupo se responsabiliza solidariamente pelos empréstimos dos membros do grupo. Para o dono da atividade são solicitados os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de residência. Já para o avalista: RG, CPF e comprovantes de residência e renda atuais.

A conselheira Mauriza informou que o banco também desenvolve o Programa de Educação para o Crédito e Cidadania (PECC), implantado nos conjuntos habitacionais Carminha, Freitas Neto, Selma Bandeira e adjacências. Segundo ela, o programa ganhou corpo em abril de 2004 com a execução de uma pesquisa para diagnosticar as realidades dos conjuntos residenciais, alvos do projeto.

Após este trabalho, foi idealizada uma proposta de intervenção que se transformou no PECC. A idéia era dar atenção a um público excluído do processo de microcrédito. O objetivo do programa é financiar um negócio já existente para pessoas em situação de risco social. O PECC tem ainda a finalidade de capacitar estas pessoas para criar nelas uma postura empreendedora e empresarial.

O empreendedor e cliente do banco, Pedro Felipe, também participou do encontro e falou sobre a sua experiência na produção e comercialização de sabão caseiro. Ele, que mantém sua atividade no conjunto Parque das Américas, é um dos clientes de sucesso atendidos pelo PECC que vem beneficiando centenas pessoas.

Fonte: http://www.alagoas24horas.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: